Projeto Rome - Reforma de Interiores

Projeto ROME II - Reforma de Interiores

Uma descoberta mudou tudo em um projeto na etapa de execução!


Projeto de Reforma Arquitetônica e de Interiores - 9m²

Projeto 3D: Laís Sena

Monte Castelo - São Luís/MA

Além das novas tubulações, outro obstáculo era a janela existente (Lembra dela dentro do closet?). Para garantir que o banheiro possuísse um espaço confortável, com iluminação e ventilação natural, e que o closet tivesse uma área mínima necessária para atender as suas demandas, a janela precisava ficar logo acima da bancada. Mas como atender as duas situações?


Desenvolvemos, então, um móvel superior com sistema de correr como painel, que permitiu que o espelho fosse deslocado quando necessário, e viabilizasse o uso completo da janela no dia-a-dia. Além dele optamos pelo uso do perfil em LED para iluminação frontal (de tarefa) para fazer a barba.


Outra solução diferente e necessária foi a bacia sanitária, que aqui possui a saída horizontal, ou seja, a sua saída vai para a parede e não para o piso como tradicional. O principal motivo para isso se dava por não ser possível furar a laje! Sim, qualquer mudança na laje seria necessário um reforço, o que aumentaria o investimento e inviabilizaria a obra.


No piso, também não foi diferente, trabalhamos o modelo em Deck amadeirado com acabamentos distintos, sendo um acetinado e outro antiderrapante na área do banho.

Quem chegou primeiro por aqui, o meu conselho é voltar e procurar pelo Projeto Rome, para entender essa história pra lá de diferente!


Durante a visita de um irmão, descobrimos que logo abaixo do quarto existia um banheiro! Sim! Um banheiro desativado há mais de 20 anos e com toda a sua tubulação lá! O que isso significava para o nosso cliente? Que ele poderia sim, construir o banheiro e transformar o quarto em uma suíte! O que significava para obra? Que ela precisaria parar enquanto elaborávamos um novo contrato e um novo projeto para o local.


O pré-requisito do banheiro era que ele fosse viável, já que ele não estava nos planos, nem no nosso cronograma. Um banheiro do zero! Isso mesmo, precisávamos pensar em toda a tubulação necessária para o ambiente, e no que conseguiríamos aproveitar do projeto anterior.


O principal ponto visual era a porta de correr, um elemento de destaque do quarto, que, agora, daria acesso ao mais novo ambiente. Por ser amarela, em laca, optamos por acabamentos neutros, como o cinza, o branco e a madeira, mantendo o ponto focal e viabilizando a execução do ambiente, apesar das cores, temos 02 tipos de revestimento, sendo um para o piso e outro para parede.

"Laís, e o meu closet?"

A fim de mantermos a proposta inicial do projeto, e garantir que boa parte das suas necessidades fosse suprida, o closet ganhou o formato em L, com reforço nos seus cabideiros para suportar o peso extra no local.


Em tamanho reduzido para dar espaço ao mais novo ambiente, o closet ficou "disfarçado" no quarto, através da porta e painel revestidos em espelho.

As prateleiras foram iluminadas e todo o espaço interno revestido em MDF, o que nos garantiu funcionalidade e limpeza no espaço (Lembra que ele é super alérgico?).


Corrigimos o esquadro das paredes através do mobiliário e aplicamos revestimento na parede lateral do mobiliário, visando a durabilidade do closet. Um espaço transformado e todas as necessidades atendidas! Esse foi o resultado do Projeto Rome e Projeto Rome II.

Share by: