Projeto MR - Arquitetura de Interiores

Projeto M | R - Arquitetura de Interiores

Quando tiveram a notícia de um novo integrante na família, novos planos começaram a ser traçados, inclusive para o novo apartamento, necessário para acomodar todos.


Projeto de Arquitetura de Interiores - Apartamento 109m²

Fotografias: Laura Sá

Ed. Dellamare - São Luís/MA

(Em andamento)

Bancada em Silestone Blanco Maple e Revestimento em azulejo Ladrilho Decor da Eliane

A Cozinha, considerada ambiente principal quando se fala em mudança, foi o primeiro ambiente a ser criado. Um dos requisitos para a cozinha era de que ela tivesse "vida", representasse a alegria que se tem ao preparar novos pratos, assim a cor eleita primordial foi a "laranja" e a partir dela os acabamentos em tons terrosos.


Pensando na funcionalidade e na necessidade de manter todos os eletrodomésticos organizados e de fácil acesso, os móveis foram distribuídos conforme o uso e melhor circulação no ambiente. O móvel estreito localizado entre a Cozinha e Área de Serviço além de armazenar alimentos, contempla eletros e itens necessários às mesmas.

Ao entrar em contato com a arquiteta Laís Sena, a proprietária deste apartamento não imaginou como os seus planos mudariam de uma reunião para outra, com um dos temas da conversa, filhos!

 

Chamada inicialmente para fazer o Projeto de Reforma de Interiores da Cozinha da antiga moradia, com a nova notícia e a necessidade de acomodar todos confortavelmente, surgiu a necessidade de um novo apartamento, que fosse na mesma região em que moravam.


Com mais espaço e as mesmas necessidades demos início ao novo projeto, priorizando os ambientes que seriam essenciais para a mudança, que possuía um prazo estabelecido pelo pequeno Heitor.

"Quero que tudo tenha o seu lugar, quero tudo organizado"

Seguindo a palavra ordem, na Área de Serviço não seria diferente. Exploramos todo o ambiente, aliando a função à iluminação. O cabideiro logo abaixo do móvel permite que se tenha mais espaço para secar roupas, a bancada que segue acima da máquina de lavar, além de servir de apoio, protege o equipamento.

"Um quarto aconchegante para os primeiros passos do pequeno Heitor"

Para o quarto, um dos desejos desta mamãe era que ele fosse confortável, dos móveis ao piso, e que no futuro o berço pudesse ser substituído.


Com o tema nuvens e a cor cinza como base, optamos por móveis soltos na cor branca, com puxadores embutidos, e para o piso, optamos pelo piso vinílico, que por ser atérmico, se torna mais agradável e perfeito para as futuras descobertas deste pequeno explorador.


Para tornar o quarto mais aconchegante, optamos por iluminação indireta por Fita de LED e pelo Painel com céu estrelado, o qual auxilia durante a amamentação.

Para dar a sensação de amplitude e auxiliar no desenvolvimento, instalamos o espelho prata ao longo da parede, e no mesmo uma barra de apoio que ajudará nos primeiros passos.


No banheiro mantivemos os acabamentos existentes, aliando o mobiliário às pequenas intervenções, como o prolongamento do rodamão e a instalação do vidro na mesma cor, escolhida pela mamãe, para o quarto.


Na área de banho, devido ao pouco espaço existente, não foi feita a instalação da porta de vidro, assim era possível acomodar melhor a banheira do pequeno Heitor.

"O próximo ambiente a ser executado é o home office, preciso muito dele"

 Desde a entrega dos outros ambientes, uma necessidade começou a "falar mais alto".. Ter um espaço para trabalhar e estudar dentro de casa. Originalmente a casa previa um home office, entretanto não havia sido executado a pedido dos nossos clientes.


Assim, a nossa maior preocupação nesse espaço estava em um detalhe "tudo havia sido pensado milimetricamente", o que, claro, gerava uma envolvimento maior em torno de qualquer medida que não fosse fiel ao projeto.



Aproveitamos então todos os recursos para o espaço, desde o uso do espelho, do vidro incolor,  de puxadores funcionais e que não acumulassem poeira, Queríamos que eles se sentissem confortáveis no ambiente, e garantir isso era o nosso maior desejo.


O espaço compacto pede o uso de cores uniformes e que conversem, a fim de garantir a sensação de amplitude. Ele se tornou um queridinho por aqui.



Share by: